quinta-feira, 6 de março de 2008

O primeiro passo

Considerando que você já decidiu que vai fazer uma prova de concurso público, já deve ter pensado na grande quantidade de material a ser assimilado na etapa de preparação para esta prova. Provavelmente, esta deve ter sido uma das principais barreiras que você enfrentou para tomar a decisão de inscrever-se no concurso. Da mesma forma, passou despercebido pela sua cabeça que alguns dos tópicos constantes no programa do concurso você já travou contato na sua vida acadêmica. Bem, estes fatos não são uma regra, mas apenas fizemos questão de frisá-los por serem um ponto de alavancagem para o que chamamos de projeto de estudo.
Sem dúvida que os editais dos concursos públicos, de maneira geral, contêm programas que nos parecem infinitos e dos quais não temos profundo conhecimento. Mas, e daí? Qual a melhor maneira de se enfrentar este problema?
Em primeiro lugar, não existe nenhum problema. Você vai fazer um concurso público e é perfeitamente lógico que o empregador queira selecionar os melhores. Para tanto, uma das formas utilizadas é a medição de seu conhecimento. O que vai ser colocado em xeque é o seu conhecimento, o que você estudou, o que você assimilou. Se você quer vencer uma guerra é fundamental ter boas armas.

Entretanto, elas de nada valerão se seus soldados não souberem usá-las ou for empregada a estratégia equivocada. Fazer um concurso pode ser comparado a enfrentar uma guerra. A arma utilizada no concurso é o seu conhecimento, mas as técnicas de estudo e de realização de uma prova dizem como utilizar esta arma. Quer uma prova de que esta comparação pode ser verdadeira?
Conheceu alguém que sabia tudo, mas tirava notas baixas na escola?
Conheceu alguém que tirava notas altas e ainda não sabe fazer nada?
Conheceu algum professor que sabe a matéria mas não sabe ensiná-la? Portanto, é perfeitamente possível que você não saiba toda a matéria constante de um edital, mas que, com um determinado grau de raciocínio, seja possível lograr a vitória. Observe: a definição de raciocínio, segundo o renomado Dicionário Aurélio é:
Processo discursivo pelo qual de proposições conhecidas ou assumidas se chega a outras proposições a que se atribuem graus variados de verdade. Raciocínio por analogia.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas...maravilha de interpretação e direcionamento para quem quer seguir o caminho que aacredito ser o certo... Gostei muito!

    ResponderExcluir